2.1.06

10 Melhores de 2005 - 2. Arcade Fire – Funeral


Relutei em classificar Funeral, do Arcade Fire, entre os melhores do ano por uma razão das mais simples: Funeral foi lançado originalmente em 2004, porém só chegou ao Brasil neste ano, juntamente com a passagem da banda canadense pelo Tim Festival. Mas a verdade é que gosto tanto deste disco que arranjaria quaisquer justificativas para ajuntá-lo nesta lista.

O Arcade Fire é dessas novidades que surgem na música e que, mesmo sem grandes divulgações ou concessões, consegue espalhar seu som por boa parte do mundo. Me arriscaria a dizer que o Arcade Fire não cairá na mesma armadilha em que caíram bandas como Coldplay, que depois de um belíssimo disco de estréia caíram nas tediosas repetições. Verdade é que o AF nada tem a ver com o Coldplay.

Funeral é um disco ambíguo, no melhor dos sentidos: toda sua dose de sarcasmo e tristeza é compensada com um som pulsante e generoso, com letras intrigantes e um tanto sádicas.

Não se contagiar ouvindo este “Funeral” é missão quase impossível.

Neighborhood #4 (7 Kettles)
“I am waitin’ ’til I don’t know when,
cause I’m sure it’s gonna happen then.
Time keeps creepin’ through the neighborhood,
killing old folks, wakin’ up babies just like we knew it would.

All the neighbors are startin’ up a fire,
burning all the old folks the witches and the liars.
My eyes are covered by the hands of my unborn kids,
but my heart keeps watchin’ through the skin of my eyelids.”

Faixas:
1. Neighborhood #1 (Tunnels)
2. Neighborhood #2 (Laika)
3. Une Annee Sans Lumiere
4. Neighborhood #3 (Power Out)
5. Neighborhood #4 (7 Kettles)
6. Crown Of Love
7. Wake Up
8. Haiti
9. Rebellion (Lies)
10. The Backseat

Gravadora: Merge Records
Data de lançamento: 14/09/2004 (lançamento oficial; o disco só chegou ao Brasil em outubro de 2005)
Mais informações:
www.arcadefire.com
_______________________________________
Foto do Arcade Fire/divulgação

15 comentários:

Anônimo disse...

Olá Theo. É Sinnead O'Connor que estou ouvindo. A música que toca agora, mais parece um mantra, uma oração. Espero vir muito a esse Museu em 2006. E vou, juro, me reciclar musicalmente. Conto com suas preciosas dicas. 1 abraço.

Anônimo disse...

Oi Theo, como estás no novo ano, espero que bem e renovado! Adoro ler os seus posts, mesmo que seja totalmente cega em relação à música acho seus comentários perfeitos, quem sabe um dia eu consiga opinar sobre o assunto; por enquanto só me resta dizer que se vc diz, assino embaixo, confio na sua análise. Beijo enooooooorme e que possamos nos encontrar mais nesse ano da graça de 2006 (será que é,rsrsrs)!!!
PS: Vc falou com Fabiano?

Anônimo disse...

O disco é realmente ótimo. Vamos torcer para que os próximos discos continuem sendo bons e sem serem sempre a mesma coisa. Abraço.

Theo G. Alves disse...

Marcos, que bom vê-lo por estas bandas já nos primeiros sóis de 2006. Eu torço pra que você venha mesmo muitas vezes a este humilde museu em que você é mais que bem-vindo. Oxalá possa te ajudar com a música em 2006.
Grande abraço!

Theo G. Alves disse...

Glorinha querida,
2006 começa como 2005 terminou. não fossem os calendários, diria que ainda é o mesmo tempo. fico mais que contente com sua confiança em meu gosto pras coisas e espero corresponder à expectativa. tenho certeza de você falaria muito bem sobre música, bem como qualquer outro assunto.
beijo muito grande, como grande são as esperanças de que 2006 seja um belíssimo ano.
p.s.: fabiano ainda não me ligou. pensei em ligar pra ele, mas estou sem o telefone dele. se puder, me dê uma ajudinha e me ajude a encontra-lo! e vamos aproveitar pra nos encontrarmos também!

Theo G. Alves disse...

Carlos, não sou muito de criar grandes expecativas sobre bandas porque sempre rolam umas decepções. mas tenho acreditado no arcade fire. acho que os caras farão um segundo disco ainda melhor. é esperar pra ver.
um abraço e volte sempre!

Theo G. Alves disse...

Ronaldo, meu velho, a banda aí é coisa fina... pode apostar.
abraço!

benechaves disse...

Olá Théo: grato pela visita e que em 2006 vc tenha tudo o que deseja. Boa musica, excelentes idéias, saúde, paz e amor. Olha: não conheço a banda 'Funeral'. E falando em melhores, veja n'o apanhador os 'melhores filmes de 2005'.

Um abraço...

Anônimo disse...

Theo, o Arfcade Fire está na lista que publiquei hoje no Cárcere, depois passe por lá. Acho que, ao contrário do que você disse, a mídia especializada fez até bastante alvoroço ao redor da banda, o que e deixa com um pé atrás em relação à seqüência do trabalho dos caras. mas 'funeral' é excelente. com referências a Velvet Underground, a Leonard Cohen, seria difícil errar, mas eles foram além, o álbum é realmente esplêndido. quanto a expectativas, concordo contigo, acho melhor não criá-las. os caras já fizeram um discaço, mesmo que só façam merda depois, estão na história e ponto final.

saudações

Anônimo disse...

sei que é cedo pra eleger os melhores de 2006..rss. mas vc podia adiantar pra nós o que vem por aí...e desde já muito grata, um beijo

Theo G. Alves disse...

Celso, eu vi o Arcade Fire na tua lista. Temos mesmo gostos muito parecidos. É verdade que da lista toda o Arcade Fire foi o que mais alarde recebeu, embora muito mais nos últimos meses do que na época de lançamento de Funeral. Gosto tanto do disco que forcei a barra para deixá-lo na lista. Eu e minhas parcialidades.
E concordo contigo: não importa o que venha por aí, o Arcade já fez um puta discaço e isso importa mais.
Grande abraço, mano!!

Theo G. Alves disse...

Célia, é dificil adiantar as coisas boas que vêm por aí, mas vale estar atento aos prováveis novos discos do Arcade Fire e do Sufjan Stevens, que devem sair este ano. E uma volta que merece muita atenção é a do richie Furray, que cantava no Buffallo Springfield, banda dos fantásticos Neil Young e Stephen Stills.
O ano promete. Tomara que cumpra.
Beijo!

Theo G. Alves disse...

Bené, eu já vi a lista de melhores de 2005 lá em O APANHADOR... pena que daqueles, vi pouquíssimos. É um desafio ver cinema nestas minhas terras.
Um grande abraço e um ótimo ano! Um ano de cinema pra você!

Anônimo disse...

Theo, sempre gentil no uso dos vocábulos, obg. o telefone do Fabiano é o 3488-2417. Vou pesquisar o que aconteceu com ele, quem sabe poderemos nos encontrar tdos. Beijo Grande!!!!!
PS: Menino, não é que vc tem razão em relação ao novo ano, nada muda, ao contrário, tdo igual. Não sei pq ainda existe (e que bom que existe)pessoas que acreditam em renovação e mudança com a entrada de um ano novo!

Theo G. Alves disse...

Glorinha,

vou ver se consigo ligar pra ele, já que ele não liga...
Tomara que a gente possa mesmo se encontrar! Faz o seguinte, se ele vier aqui você vem com ele, se eu for aí, nos encontramos todos na tua cidade.
Quanto ao ano, temos que insistir na esperança: é doloroso, mas pior seria não termos nada...
Beijo grande!!!